-

Surfe



O surfe surgiu numa região denominada Triângulo Polinésio que fica no Oceano Pacífico entre as Ilhas de Páscoa, Havaí e Nova Zelândia há mais de 3.500 anos atrás. Mas os primeiros registros históricos foram entre os anos de 1768 a 1779 pelo capitão James Cook. Relatos antigos afirmam que o surfe era praticado por toda a comunidade polinésia, como atividade esportiva e de lazer, bem como uma forma de ritual de agradecimentos aos deuses. No Brasil o surfe teria surgido numa das três primeiras décadas do século passado em São Paulo (Santos) ou no Rio de Janeiro (capital). (DANUCALOV, 2002)

Hoje em dia o surfe é reconhecido mundialmente e a cada ano ganha mais adeptos e simpatizantes.
É um esporte e uma forma de atividade física que está em ascensão. Pode ser praticado por pessoas de várias faixas etárias e possui um mercado forte que movimenta mais de 3 bilhões de reais por ano.


O surfe pode ser subdividido em recreativo e competitivo:

Surfe Recreativo
O surfe recreativo é livre e lúdico. O principal objetivo é a diversão e a prática de uma atividade física. O(a) surfista fica o tempo que quiser na água, sem se preocupar com tempo e rendimento.


Surfe Competitivo
No surfe competitivo os(as) surfistas têm de pegar boas ondas e realizar manobras expressivas, dentro de parâmetros estipulados pelos organizadores das competições durante um tempo estimulado por bateria, que pode durar, em média, de dez a 35 minutos e vai depender do tipo de campeonato. Cada bateria pode ter de dois a quatro competidores(as).