-

Skate

Até 2005, pode-se definir a história do sk8 dividida em 3 fases....

                                                  2005
                                               //
                                 2003   --
                                       //
                                  --
                              //
por volta de  1900






Não se sabe exatamente quando o sk8 surgiu, pois sempre encontramos pessoas que já viram ou praticavam.
A primeira "prancha" foi tirada do famoso patinete e era muito estreita.
Os primeiros praticantes o faziam nas ruas e, com o tempo começaram a usar as piscinas das casas, no caso, nas mansões da Califórnia, que por volta dos anos 50 sofreram um grande racionamento da água. Elas eram usadas pelos skatistas e, nessas piscinas redondas se faziam os movimentos e manobras.
Diferentes das pistas atuais, que tem uma base vertical, as piscinas possuem a base mais arredondada, dificultando mais a prática.

Existem alguns pontos importantes da evolução do material:
  • Antigamente a prancha era pequena; hoje em dia a parte de trás é maior que a da frente e há também o sk8 para downhill (longboard).
  • As rodas usadas no passado eram retiradas de patins e só patrocinadas pelas marcas de patins. As rodas eram retas e dificultavam as manobras, além de raspar muito no chão.
  • Na evolução do sk8, as rodinhas ganharam espaço e se aperfeiçoaram à realidade da modalidade, tornando-se arredondadas nas bordas e, também começou a haver mais marcas especializadas.
  • Outro fator importante, a Segurança; o uso do capacete, de joelheiras, cotoveleiras e protetores de punho (wrist guard) ajudaram muito a evolução, uma vez que a falta de segurança foi um fator importante para uma das 3 quedas do sk8;
  • Em relação aos calçados, começou haver uma preocupação maior com o tênis, que passou de cano alto para cano baixo e também, a indústria do sk8 cresceu.
Hoje em dia, existem marcas de tênis só para sk8, assim como roupas e acessórios e equipamentos de segurança.